23 de dez. de 2013

OLHANDO OS TRABALHOS DOS COLEGAS







TRABALHO








COM ALUNOS DO 4º ANO.
ALUNOS LENDO









LEITURA COM ALUNOS DO PROJETO.








ANEXOS DO PROJETO DE LEITURA.









PROJETO DE LEITURA VIAJANDO NA MAGIA DA LEITURA

PROJETO  DE LEITURA


VIAJANDO NA MAGIA DA LEITURA




APRESENTAÇÃO:

Visando aperfeiçoar e valorizar o cidadão através das linguagens artística e literária, histórico a partir da compreensão do seu papel enquanto sujeito estórias da leitura infantil, o projeto enfoca o ato de ler como ponto de partida para a construção do pensamento lógico, com isso, possibilitando a capacitação do aluno em construir suas relações diante do mundo.
Trata-se de um projeto de prática de leitura onde os alunos levarão para casa uma sacola com livros de estórias infantis de sua escolha e um caderno de registro, onde terão que registrar e recontar a estória lida; usando escrita, colagem, desenhos e tudo que a imaginação mandar.
Depois, cada aluno apresentará sua criação aos colegas.


JUSTIFICATIVA:

As estórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de estórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.
Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as estórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos, desde cedo, e de sua participação frequente em situações diversas de conto e leitura. Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática – e a escola, o principal espaço para isso.
Esse projeto visa fazer com que o aluno tenha prazer em ler e consiga transmitir ao outro o que leu.
Assim, o livro deve ser mostrado e aberto com dimensão do prazer e da alegria, para que o aluno perceba que ler é uma viagem maravilhosa e não apenas mais uma das atividades de escola.
Público-alvo:
Todos os alunos do ensino fundamental do (1º ciclo e 1ª fase e o 2º ciclo e 1ª e 2ª fase) isso é da alfa até o 5ºano.


 OBJETIVOS:

• Proporcionar situações de leitura compartilhada.
• Aproximar os alunos do universo escrito e dos portadores de escrita (livros) para que eles possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionarem texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler.
• Fazer com que construam o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de estórias.
• Familiarizá-los com estórias e ampliar seus repertórios.
• Participação em situação de conto e leitura de estórias.
• Escuta atenta e interessada de estórias.
• Observação e manuseio de livros.
• Desenvolver no aluno a facilidade de se expressar em público, inicialmente, perante aos colegas de sala.
• Desenvolver no aluno a pratica de produzir os textos em desenhos ou historias em quadrinhos.

OBJETIVOS ESPECIFICAM:

·         Estimular o gosto pela leitura desde a infância;
·         Promover momentos de contração de historias;
·         Participar de diferentes situações para interação e demonstrar curiosidade;
·         Escolher os livros para ler, apreciar e participar de diversas situações social na qual possam contar suas vivencias;
·         Recontar historia e ouvir as de outras crianças ou pessoas;
·         Desenvolver o potencial criativo do aluno;
·         Interessar-se pela leitura de diferentes tipos, com fonte prazer e entretimento;
·         Promover a integração entre as turmas;
·         Identificar atitudes corretas em personagens de livros infantis;
·         Desenvolver o teto em forma de desenhos.


RECURSOS MATERIAIS:

Ø  Sacolinha de brim;
Ø   Livros de historias infantil;
Ø  Caderno de registro das Atividades com a identificação do projeto;
Ø  Conto Infantil de literatura;
Ø  Folhas multiuso - A4
Ø  Lápis de cor;
Ø  Lápis de cera;
Ø  Tinta guache;
Ø  Cola;
Ø  Borracha;
Ø  Apontador;
Ø  Lápis de escrever;
Ø  E.v.a
Ø  Cola quente;
Ø  Cartolina;
Todo o material a ser usado e patrocinado pela professora Fatima Zelinda Boasek
Exceto o papel bobina que foi cedido pela escola.

 METODOLOGIA BÁSICA:

·         Haverá uma sacola com diferentes livros de estórias e um caderno de registros. Os alunos, que serão sorteados, levarão a sacola para casa, por uma semana. O aluno deverá ler um ou mais livros da sacola e depois fazer um registro no caderno, que poderá ser através da escrita, de desenhos, montagem, colagem ou alguma outra forma criativa que ele preferir.
·         Depois, na sala de leitura o aluno poderá apresentar para os colegas o livro que leu e o seu registro.
·         Também poderá ser apresentado na forma dramatização, se o aluno quiser.
·         Os trabalhos realizados pelos alunos no decorrer do projeto será exposto no painel da escola na ultima semana de novembro.

CONTEÚDO DOS TRABALHADOS

• Português – literatura através da leitura e do registro que ele terá que fazer.
• Produção textual – o aluno poderá produzir outros textos usando o que foi lido, em forma de desenhos.

CRONOGRAMA:

Durante o segundo semestre do ano letivo de 2013.
De 04 de novembro a 13 de dezembro de 2013.
Todos os dias de segunda feira a sexta feira das 15 ; h 00 min h as 17 ; h 0 0minh.
Total de 60 horas.

AVALIAÇÃO:

Ocorrerá durante todo o processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno-leitor no seu cotidiano, e da avaliação de leitura e reprodução através de desenhos, produção de texto de acordo com o livro lido ou a fábula.
Ao final de cada encontro, professor e alunos farão suas observações e avaliações, oralmente. Terminando por desenharem o que sentiram com as atividades, o que mais gostaram através de comentários.



LIVROS DE ESTORIAS INFANTIS E FÁBULAS

Um sapo dentro de um saco;
Cadê;
O leão e o camundongo;
O peralta;
Os três jacarezinhos;
 O ovo;
Tem um monstro no meu jardim;
Mamãe porque os dinossauros não vão á escola?
O ouriço;
Classificado e nem tanto;
Se um gato for...
O tamanho da gente;
Filé;
O livro comprido;
Vamos passear?
O mais bonito;
Vida de cão;
Chapeuzinho vermelho;

 FÁBULAS

A pomba e a formiga;
A cegonha e a raposa;
A lebre e a tartaruga;
 O leão e o ratinho;
O grilo e a formiga;
A formiga e a cigarra;
A raposa e o corvo;
A galinha ruiva;
O rato Da cidade e o rato do campo.



 TEMAS TRANSVERSAIS

Ética: Diálogo, respeito mútuo, responsabilidade, cooperação, organização, solidariedade. Trabalho coletivo, compartilhar descobertas.

Pluralidade Cultural: Educação – Diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas.
 Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos.





RELATÓRIO

O PROJETO DE LEITURA  - VIAJANDO NA MAGIA DA LEITURA

    O projeto Magia da Leitura foi desenvolvido de 04 de novembro a 06 de dezembro na escola Estadual José Cleto Giehl, pela professora Fatima Zelinda Boasek com alunos do 1º ano, 2º ano, 3º ano ,4º ano, 5º ano e a participação de um aluno do 7º ano que fez questão de participar.
   O inicio do projeto iniciou – se com leitura, interpretação e produção de texto, histórias em quadrinhos através de fábulas.
   Os alunos liam, observavam as imagens fazendo com que os colegas prestassem atenção no titulo, autor e na estória socializando com os colegas, ouve comentários e interpretação na oralidade e escrita com auxilio da professora.
   Eles elaboraram painéis com algumas fábulas e apresentaram aos colegas que foi aceita com sucesso.
   Através dos livros de literatura os alunos escolheram os livros e com a sacolinha confeccionada pela professora levaram os para casa. Após uma semana trouxeram o e apresentou aos colegas, a capa, contra capa o autor e narraram o que entenderam da estória, apresentado aos mesmos as imagem contidas nos livros manifestando suas ideias e opinando sobre os mesmos. Enquanto um aluno contava sua experiência os outros ouviam com muita atenção, após a narrativa os colegas comentavam e opinavam sobre a história.
    Cada dia que passava o trabalho se tornou mais importante para os alunos, ouve disputa dos livros e sacolas na hora de levá-las para casa e passou a ser feito sorteios dos mesmos para que todos levassem a sacola e os livros.
    Os livros eram manuseados de modo que todos os participantes observaram e ouviram o que o colega contava sobre o mesmo.
  No decorrer do projeto foram lidos vários livros e as leituras passaram a ser prazerosa e interessante para eles.
   Os alunos desenvolveram histórias em quadrinhos, montagens de textos através de desenhos mudaram personagem de animais por humano foi ideia e opiniões importante.
   Os educando passaram a ler em bom tom e todos participaram mesmo os tímidos se sentiram a vontade e passaram a lerem e dar opiniões sugeriu ideias nos trabalhos elaborados em grupos.
   A leitura de leite feita no painel pelo escriba chamou-lhes muita atenção, eles perceberam como uma boa história contada com tom de voz de acordo os personagens faz a diferença na interpretação oral ou escrita. Eles observaram as imagens no painel e opinaram sobre o mesmo.
   No momento de contar a história da família ouviram-se muitas contadas por eles que seus pais lhe contaram e que foram engraçadas outras apavorantes, mas historia que o povo conta.
   No final os trabalhos feitos pelos alunos, painéis, fotos e trabalhos foi colocados no corredor da escola e visto por todos, pais, alunos funcionários e os demais presentes.
  Foram elaboradas as apostilas com os trabalhos feitos pelos alunos os quais ficaram a disposição do publico e cada aluno levou a sua.
Fora feito sorteio de prêmios para os participantes do projeto e com isso encerrou se o projeto VIAJANDO NA MAGIA DA LEITURA.





FECHAMENTO

No dia 19 de dezembro de 2013, será exposto no painel da escola, para que todos possam ler e observar os trabalhos desenvolvidos, no decorrer do projeto com os alunos participantes do mesmo. E terá premiação para os alunos que participaram e elaboraram os trabalhos durante o projeto.




CONSIDERAÇÕES FINAIS

    A leitura é algo fundamental na formação humana, pois através dela a criança resolve conflitos, faz descobertas, compreende o mundo, adquire novos conhecimentos e se diverte, além de muitos outros fatores que contribuem para o seu desenvolvimento emocional, intelectual e social. Diante disto podemos dizer o quanto é importante formar leitores, pois na sociedade em que vivemos hoje, ler torna-se, cada vez mais, imprescindível para vida social.
   Diante disto, podemos dizer que para formar leitores nas primeiras séries do ensino fundamental, faz-se necessário um trabalho contínuo de incentivo à leitura para que o aluno tenha acesso diariamente ao livro e possa conhecer o mundo do ato de ler, levando-o a encontrar o verdadeiro sentido da leitura e, principalmente, de sua existência.






















REFERÊNCIAS

UM SAPO DENTRO DE UM SACO./Marcos Mairton.-2ª Ed.- Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2011 24p.
CADÊ/ Guto Lima: 2 Edição- São Paulo: Globo Livros, 2009.
O LEÃO E O CAMUNDONGO/- Jerry Pinkney  tradução Monica Stahel)-São Paulo:EditoraWMF2011.
O PERALTA/- Jeferferson Galdino- São Paulo: NoovhaAmerica,2009.
OS TRÊS JACAREZINHOS/- Helen ketteman -2.reimp:-Belo Horizonte: Autentica Editora. 2012
O OVO/-Zigg,Ivan,1959-2ed- Rio de Janeiro: Edigraf Participações,2011.
TEM UM MONSTRO NO MEU JARDIM /-Tokitaka JANAINA, 1986 1ª Edição-Rio de JANEIRO Cata- sonho. 2011.
MAMÃE PORQUE OS DINOSSAUROS NÃO VÃO A ESCOLA?/-Quentin Gréban; São Paulo: Berlindis eVertecchia- 2010,
O OURIÇO/Gustavo Roldán-São Paulo: Edições SM,2011
CLASSIFICADO E NEM TANTO/-Marina Colasanti, Rubens Grilo, Xilo gravuras,- Rio de Janeiro: Galerinha Record,2010
SE UM GATO FOR.../-Marcelo Cipis-2-edição - São Paulo: Gaia, 2011.
O TAMANHO DA GENTE/-Murilo cisalpino: Belo Horizonte: Autentica Editora -2009.
FILÉ/-Claudia Ramos-3ed-São Paulo, 2009- ( coleção dedo mindinho)
O LIVRO COMPRIDO/-Caulos- rio de Janeiro -JPA. 2011.principalmente il. primeira Edição
VAMOS PASSEAR?/-Sue Williams- São Paulo: Brinque-Book, 2008
O MAIS BONITO/-Mary França-Belo horizonte: Dimensão, 2011.24p.il
VIDA DE CÃO/-Andrea Daher ,ZevanParè,- 2ed,- Rio de Janeiro: Casa de palavras,2011
CHAPEUZINHO VERMELHO/-Lynn Roberts ; São Paulo :Zastras 2009.
TREM DA ALAGOAS /-Ascenso Ferreira; São Paulo; Livraria Martins Fontes Editoras, 2009
O OVO/-Milton Célio de Oliveira Filho – São Paulo: Globo, 2010




ENCERAMENTO DO PACTO