PROJETO DE LEITURA
VIAJANDO
NA MAGIA DA LEITURA
APRESENTAÇÃO:
Visando aperfeiçoar e valorizar o
cidadão através das linguagens artística e literária, histórico a partir da
compreensão do seu papel enquanto sujeito estórias da leitura infantil, o projeto
enfoca o ato de ler como ponto de partida para a construção do pensamento
lógico, com isso, possibilitando a capacitação do aluno em construir suas
relações diante do mundo.
Trata-se de um projeto de prática de
leitura onde os alunos levarão para casa uma sacola com livros de estórias
infantis de sua escolha e um caderno de registro, onde terão que registrar e
recontar a estória lida; usando escrita, colagem, desenhos e tudo que a
imaginação mandar.
Depois, cada aluno apresentará sua
criação aos colegas.
JUSTIFICATIVA:
As estórias estão presentes em nossa
cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros
significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade,
ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar.
Além disso, a leitura de estórias aproxima a criança do universo letrado e
colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios
culturais: a escrita.
Por isso, é importante favorecermos a
familiaridade das crianças com as estórias e a ampliação de seu repertório.
Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos,
desde cedo, e de sua participação frequente em situações diversas de conto e
leitura. Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa
prática – e a escola, o principal espaço para isso.
Esse projeto visa fazer com que o aluno
tenha prazer em ler e consiga transmitir ao outro o que leu.
Assim, o livro deve ser mostrado e
aberto com dimensão do prazer e da alegria, para que o aluno perceba que ler é
uma viagem maravilhosa e não apenas mais uma das atividades de escola.
Público-alvo:
Todos os alunos do ensino fundamental do
(1º ciclo e 1ª fase e o 2º ciclo e 1ª e 2ª fase) isso é da alfa até o 5ºano.
OBJETIVOS:
• Proporcionar situações de leitura
compartilhada.
• Aproximar os alunos do universo
escrito e dos portadores de escrita (livros) para que eles possam manuseá-los,
reparar na beleza das imagens, relacionarem texto e ilustração, manifestar
sentimentos, experiências, ideias e opiniões, definindo preferências e
construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler.
• Fazer com que construam o hábito de
ouvir e sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de estórias.
• Familiarizá-los com estórias e ampliar
seus repertórios.
• Participação em situação de conto e
leitura de estórias.
• Escuta atenta e interessada de estórias.
• Observação e manuseio de livros.
• Desenvolver no aluno a facilidade de
se expressar em público, inicialmente, perante aos colegas de sala.
• Desenvolver no aluno a pratica de
produzir os textos em desenhos ou historias em quadrinhos.
OBJETIVOS ESPECIFICAM:
·
Estimular
o gosto pela leitura desde a infância;
·
Promover
momentos de contração de historias;
·
Participar
de diferentes situações para interação e demonstrar curiosidade;
·
Escolher
os livros para ler, apreciar e participar de diversas situações social na qual
possam contar suas vivencias;
·
Recontar
historia e ouvir as de outras crianças ou pessoas;
·
Desenvolver
o potencial criativo do aluno;
·
Interessar-se
pela leitura de diferentes tipos, com fonte prazer e entretimento;
·
Promover
a integração entre as turmas;
·
Identificar
atitudes corretas em personagens de livros infantis;
·
Desenvolver
o teto em forma de desenhos.
RECURSOS MATERIAIS:
Ø
Sacolinha
de brim;
Ø
Livros de historias infantil;
Ø
Caderno
de registro das Atividades com a identificação do projeto;
Ø
Conto
Infantil de literatura;
Ø
Folhas
multiuso - A4
Ø
Lápis
de cor;
Ø
Lápis
de cera;
Ø
Tinta
guache;
Ø
Cola;
Ø
Borracha;
Ø
Apontador;
Ø
Lápis
de escrever;
Ø
E.v.a
Ø
Cola
quente;
Ø
Cartolina;
Todo o material
a ser usado e patrocinado pela professora Fatima Zelinda Boasek
Exceto o papel
bobina que foi cedido pela escola.
METODOLOGIA BÁSICA:
·
Haverá
uma sacola com diferentes livros de estórias e um caderno de registros. Os
alunos, que serão sorteados, levarão a sacola para casa, por uma semana. O
aluno deverá ler um ou mais livros da sacola e depois fazer um registro no
caderno, que poderá ser através da escrita, de desenhos, montagem, colagem ou
alguma outra forma criativa que ele preferir.
·
Depois,
na sala de leitura o aluno poderá apresentar para os colegas o livro que leu e
o seu registro.
·
Também
poderá ser apresentado na forma dramatização, se o aluno quiser.
·
Os
trabalhos realizados pelos alunos no decorrer do projeto será exposto no painel
da escola na ultima semana de novembro.
CONTEÚDO DOS TRABALHADOS
• Português – literatura através da
leitura e do registro que ele terá que fazer.
• Produção textual – o aluno poderá
produzir outros textos usando o que foi lido, em forma de desenhos.
CRONOGRAMA:
Durante o segundo semestre do ano letivo
de 2013.
De 04 de novembro a 13 de dezembro de
2013.
Todos os dias de segunda feira a sexta
feira das 15 ; h 00 min h as 17 ; h 0 0minh.
Total de 60 horas.
AVALIAÇÃO:
Ocorrerá durante todo o processo, a
partir da observação direta das atitudes do aluno-leitor no seu cotidiano, e da
avaliação de leitura e reprodução através de desenhos, produção de texto de
acordo com o livro lido ou a fábula.
Ao final de cada encontro, professor e
alunos farão suas observações e avaliações, oralmente. Terminando por
desenharem o que sentiram com as atividades, o que mais gostaram através de
comentários.
LIVROS DE ESTORIAS INFANTIS E FÁBULAS
Um
sapo dentro de um saco;
Cadê;
O
leão e o camundongo;
O
peralta;
Os
três jacarezinhos;
O ovo;
Tem
um monstro no meu jardim;
Mamãe
porque os dinossauros não vão á escola?
O
ouriço;
Classificado
e nem tanto;
Se
um gato for...
O
tamanho da gente;
Filé;
O
livro comprido;
Vamos
passear?
O
mais bonito;
Vida
de cão;
Chapeuzinho
vermelho;
FÁBULAS
A
pomba e a formiga;
A
cegonha e a raposa;
A
lebre e a tartaruga;
O leão e o ratinho;
O
grilo e a formiga;
A
formiga e a cigarra;
A
raposa e o corvo;
A
galinha ruiva;
O
rato Da cidade e o rato do campo.
TEMAS
TRANSVERSAIS
Ética:
Diálogo, respeito mútuo, responsabilidade, cooperação, organização,
solidariedade. Trabalho coletivo, compartilhar descobertas.
Pluralidade
Cultural: Educação – Diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas
educativas.
Cidadania: Direitos e deveres individuais e
coletivos.
RELATÓRIO
O PROJETO DE LEITURA - VIAJANDO NA MAGIA DA LEITURA
O projeto Magia da Leitura foi desenvolvido de 04 de novembro a 06 de
dezembro na escola Estadual José Cleto Giehl, pela professora Fatima Zelinda
Boasek com alunos do 1º ano, 2º ano, 3º ano ,4º ano, 5º ano e a participação de
um aluno do 7º ano que fez questão de participar.
O inicio do projeto iniciou – se com leitura, interpretação e produção
de texto, histórias em quadrinhos através de fábulas.
Os alunos liam, observavam as imagens fazendo com que os colegas prestassem
atenção no titulo, autor e na estória socializando com os colegas, ouve
comentários e interpretação na oralidade e escrita com auxilio da professora.
Eles elaboraram painéis com algumas fábulas e apresentaram aos colegas
que foi aceita com sucesso.
Através dos livros de literatura os alunos escolheram os livros e com a sacolinha
confeccionada pela professora levaram os para casa. Após uma semana trouxeram o
e apresentou aos colegas, a capa, contra capa o autor e narraram o que
entenderam da estória, apresentado aos mesmos as imagem contidas nos livros
manifestando suas ideias e opinando sobre os mesmos. Enquanto um aluno contava
sua experiência os outros ouviam com muita atenção, após a narrativa os colegas
comentavam e opinavam sobre a história.
Cada dia que passava o trabalho se tornou
mais importante para os alunos, ouve disputa dos livros e sacolas na hora de
levá-las para casa e passou a ser feito sorteios dos mesmos para que todos
levassem a sacola e os livros.
Os livros eram manuseados de modo
que todos os participantes observaram e ouviram o que o colega contava sobre o
mesmo.
No
decorrer do projeto foram lidos vários livros e as leituras passaram a ser prazerosa
e interessante para eles.
Os alunos desenvolveram histórias em quadrinhos, montagens de textos
através de desenhos mudaram personagem de animais por humano foi ideia e
opiniões importante.
Os educando passaram a ler em bom tom e todos
participaram mesmo os tímidos se sentiram a vontade e passaram a lerem e dar
opiniões sugeriu ideias nos trabalhos elaborados em grupos.
A leitura de leite feita no painel pelo escriba chamou-lhes muita
atenção, eles perceberam como uma boa história contada com tom de voz de acordo
os personagens faz a diferença na interpretação oral ou escrita. Eles
observaram as imagens no painel e opinaram sobre o mesmo.
No momento de contar a história da família ouviram-se
muitas contadas por eles que seus pais lhe contaram e que foram engraçadas
outras apavorantes, mas historia que o povo conta.
No final os trabalhos feitos pelos alunos, painéis, fotos e trabalhos foi
colocados no corredor da escola e visto por todos, pais, alunos funcionários e
os demais presentes.
Foram elaboradas as apostilas com os trabalhos feitos pelos alunos os
quais ficaram a disposição do publico e cada aluno levou a sua.
Fora feito sorteio de prêmios para os
participantes do projeto e com isso encerrou se o projeto VIAJANDO NA MAGIA DA
LEITURA.
FECHAMENTO
No dia 19 de dezembro de 2013, será
exposto no painel da escola, para que todos possam ler e observar os trabalhos
desenvolvidos, no decorrer do projeto com os alunos participantes do mesmo. E
terá premiação para os alunos que participaram e elaboraram os trabalhos
durante o projeto.
CONSIDERAÇÕES
FINAIS
A leitura é algo fundamental na formação humana, pois através dela a
criança resolve conflitos, faz descobertas, compreende o mundo, adquire novos
conhecimentos e se diverte, além de muitos outros fatores que contribuem para o
seu desenvolvimento emocional, intelectual e social. Diante disto podemos dizer
o quanto é importante formar leitores, pois na sociedade em que vivemos hoje,
ler torna-se, cada vez mais, imprescindível para vida social.
Diante disto, podemos dizer que para formar leitores nas primeiras
séries do ensino fundamental, faz-se necessário um trabalho contínuo de
incentivo à leitura para que o aluno tenha acesso diariamente ao livro e possa
conhecer o mundo do ato de ler, levando-o a encontrar o verdadeiro sentido da
leitura e, principalmente, de sua existência.
REFERÊNCIAS
UM
SAPO DENTRO DE UM SACO./Marcos Mairton.-2ª Ed.- Fortaleza: Edições Demócrito
Rocha, 2011 24p.
CADÊ/
Guto Lima: 2 Edição- São Paulo: Globo Livros, 2009.
O
LEÃO E O CAMUNDONGO/- Jerry Pinkney
tradução Monica Stahel)-São Paulo:EditoraWMF2011.
O
PERALTA/- Jeferferson Galdino- São Paulo: NoovhaAmerica,2009.
OS
TRÊS JACAREZINHOS/- Helen ketteman -2.reimp:-Belo Horizonte: Autentica Editora.
2012
O
OVO/-Zigg,Ivan,1959-2ed- Rio de Janeiro: Edigraf Participações,2011.
TEM
UM MONSTRO NO MEU JARDIM /-Tokitaka JANAINA, 1986 1ª Edição-Rio de JANEIRO
Cata- sonho. 2011.
MAMÃE
PORQUE OS DINOSSAUROS NÃO VÃO A ESCOLA?/-Quentin Gréban; São Paulo: Berlindis
eVertecchia- 2010,
O
OURIÇO/Gustavo Roldán-São Paulo: Edições SM,2011
CLASSIFICADO
E NEM TANTO/-Marina Colasanti, Rubens Grilo, Xilo gravuras,- Rio de Janeiro:
Galerinha Record,2010
SE
UM GATO FOR.../-Marcelo Cipis-2-edição - São Paulo: Gaia, 2011.
O
TAMANHO DA GENTE/-Murilo cisalpino: Belo Horizonte: Autentica Editora -2009.
FILÉ/-Claudia
Ramos-3ed-São Paulo, 2009- ( coleção dedo mindinho)
O
LIVRO COMPRIDO/-Caulos- rio de Janeiro -JPA. 2011.principalmente il. primeira
Edição
VAMOS
PASSEAR?/-Sue Williams- São Paulo: Brinque-Book, 2008
O
MAIS BONITO/-Mary França-Belo horizonte: Dimensão, 2011.24p.il
VIDA
DE CÃO/-Andrea Daher ,ZevanParè,- 2ed,- Rio de Janeiro: Casa de palavras,2011
CHAPEUZINHO
VERMELHO/-Lynn Roberts ; São Paulo :Zastras 2009.
TREM
DA ALAGOAS /-Ascenso Ferreira; São Paulo; Livraria Martins Fontes Editoras,
2009
O
OVO/-Milton Célio de Oliveira Filho – São Paulo: Globo, 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário