23 de dez. de 2013

PROJETO DE LEITURA VIAJANDO NA MAGIA DA LEITURA

PROJETO  DE LEITURA


VIAJANDO NA MAGIA DA LEITURA




APRESENTAÇÃO:

Visando aperfeiçoar e valorizar o cidadão através das linguagens artística e literária, histórico a partir da compreensão do seu papel enquanto sujeito estórias da leitura infantil, o projeto enfoca o ato de ler como ponto de partida para a construção do pensamento lógico, com isso, possibilitando a capacitação do aluno em construir suas relações diante do mundo.
Trata-se de um projeto de prática de leitura onde os alunos levarão para casa uma sacola com livros de estórias infantis de sua escolha e um caderno de registro, onde terão que registrar e recontar a estória lida; usando escrita, colagem, desenhos e tudo que a imaginação mandar.
Depois, cada aluno apresentará sua criação aos colegas.


JUSTIFICATIVA:

As estórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de estórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.
Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as estórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos, desde cedo, e de sua participação frequente em situações diversas de conto e leitura. Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática – e a escola, o principal espaço para isso.
Esse projeto visa fazer com que o aluno tenha prazer em ler e consiga transmitir ao outro o que leu.
Assim, o livro deve ser mostrado e aberto com dimensão do prazer e da alegria, para que o aluno perceba que ler é uma viagem maravilhosa e não apenas mais uma das atividades de escola.
Público-alvo:
Todos os alunos do ensino fundamental do (1º ciclo e 1ª fase e o 2º ciclo e 1ª e 2ª fase) isso é da alfa até o 5ºano.


 OBJETIVOS:

• Proporcionar situações de leitura compartilhada.
• Aproximar os alunos do universo escrito e dos portadores de escrita (livros) para que eles possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionarem texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler.
• Fazer com que construam o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de estórias.
• Familiarizá-los com estórias e ampliar seus repertórios.
• Participação em situação de conto e leitura de estórias.
• Escuta atenta e interessada de estórias.
• Observação e manuseio de livros.
• Desenvolver no aluno a facilidade de se expressar em público, inicialmente, perante aos colegas de sala.
• Desenvolver no aluno a pratica de produzir os textos em desenhos ou historias em quadrinhos.

OBJETIVOS ESPECIFICAM:

·         Estimular o gosto pela leitura desde a infância;
·         Promover momentos de contração de historias;
·         Participar de diferentes situações para interação e demonstrar curiosidade;
·         Escolher os livros para ler, apreciar e participar de diversas situações social na qual possam contar suas vivencias;
·         Recontar historia e ouvir as de outras crianças ou pessoas;
·         Desenvolver o potencial criativo do aluno;
·         Interessar-se pela leitura de diferentes tipos, com fonte prazer e entretimento;
·         Promover a integração entre as turmas;
·         Identificar atitudes corretas em personagens de livros infantis;
·         Desenvolver o teto em forma de desenhos.


RECURSOS MATERIAIS:

Ø  Sacolinha de brim;
Ø   Livros de historias infantil;
Ø  Caderno de registro das Atividades com a identificação do projeto;
Ø  Conto Infantil de literatura;
Ø  Folhas multiuso - A4
Ø  Lápis de cor;
Ø  Lápis de cera;
Ø  Tinta guache;
Ø  Cola;
Ø  Borracha;
Ø  Apontador;
Ø  Lápis de escrever;
Ø  E.v.a
Ø  Cola quente;
Ø  Cartolina;
Todo o material a ser usado e patrocinado pela professora Fatima Zelinda Boasek
Exceto o papel bobina que foi cedido pela escola.

 METODOLOGIA BÁSICA:

·         Haverá uma sacola com diferentes livros de estórias e um caderno de registros. Os alunos, que serão sorteados, levarão a sacola para casa, por uma semana. O aluno deverá ler um ou mais livros da sacola e depois fazer um registro no caderno, que poderá ser através da escrita, de desenhos, montagem, colagem ou alguma outra forma criativa que ele preferir.
·         Depois, na sala de leitura o aluno poderá apresentar para os colegas o livro que leu e o seu registro.
·         Também poderá ser apresentado na forma dramatização, se o aluno quiser.
·         Os trabalhos realizados pelos alunos no decorrer do projeto será exposto no painel da escola na ultima semana de novembro.

CONTEÚDO DOS TRABALHADOS

• Português – literatura através da leitura e do registro que ele terá que fazer.
• Produção textual – o aluno poderá produzir outros textos usando o que foi lido, em forma de desenhos.

CRONOGRAMA:

Durante o segundo semestre do ano letivo de 2013.
De 04 de novembro a 13 de dezembro de 2013.
Todos os dias de segunda feira a sexta feira das 15 ; h 00 min h as 17 ; h 0 0minh.
Total de 60 horas.

AVALIAÇÃO:

Ocorrerá durante todo o processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno-leitor no seu cotidiano, e da avaliação de leitura e reprodução através de desenhos, produção de texto de acordo com o livro lido ou a fábula.
Ao final de cada encontro, professor e alunos farão suas observações e avaliações, oralmente. Terminando por desenharem o que sentiram com as atividades, o que mais gostaram através de comentários.



LIVROS DE ESTORIAS INFANTIS E FÁBULAS

Um sapo dentro de um saco;
Cadê;
O leão e o camundongo;
O peralta;
Os três jacarezinhos;
 O ovo;
Tem um monstro no meu jardim;
Mamãe porque os dinossauros não vão á escola?
O ouriço;
Classificado e nem tanto;
Se um gato for...
O tamanho da gente;
Filé;
O livro comprido;
Vamos passear?
O mais bonito;
Vida de cão;
Chapeuzinho vermelho;

 FÁBULAS

A pomba e a formiga;
A cegonha e a raposa;
A lebre e a tartaruga;
 O leão e o ratinho;
O grilo e a formiga;
A formiga e a cigarra;
A raposa e o corvo;
A galinha ruiva;
O rato Da cidade e o rato do campo.



 TEMAS TRANSVERSAIS

Ética: Diálogo, respeito mútuo, responsabilidade, cooperação, organização, solidariedade. Trabalho coletivo, compartilhar descobertas.

Pluralidade Cultural: Educação – Diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas.
 Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos.





RELATÓRIO

O PROJETO DE LEITURA  - VIAJANDO NA MAGIA DA LEITURA

    O projeto Magia da Leitura foi desenvolvido de 04 de novembro a 06 de dezembro na escola Estadual José Cleto Giehl, pela professora Fatima Zelinda Boasek com alunos do 1º ano, 2º ano, 3º ano ,4º ano, 5º ano e a participação de um aluno do 7º ano que fez questão de participar.
   O inicio do projeto iniciou – se com leitura, interpretação e produção de texto, histórias em quadrinhos através de fábulas.
   Os alunos liam, observavam as imagens fazendo com que os colegas prestassem atenção no titulo, autor e na estória socializando com os colegas, ouve comentários e interpretação na oralidade e escrita com auxilio da professora.
   Eles elaboraram painéis com algumas fábulas e apresentaram aos colegas que foi aceita com sucesso.
   Através dos livros de literatura os alunos escolheram os livros e com a sacolinha confeccionada pela professora levaram os para casa. Após uma semana trouxeram o e apresentou aos colegas, a capa, contra capa o autor e narraram o que entenderam da estória, apresentado aos mesmos as imagem contidas nos livros manifestando suas ideias e opinando sobre os mesmos. Enquanto um aluno contava sua experiência os outros ouviam com muita atenção, após a narrativa os colegas comentavam e opinavam sobre a história.
    Cada dia que passava o trabalho se tornou mais importante para os alunos, ouve disputa dos livros e sacolas na hora de levá-las para casa e passou a ser feito sorteios dos mesmos para que todos levassem a sacola e os livros.
    Os livros eram manuseados de modo que todos os participantes observaram e ouviram o que o colega contava sobre o mesmo.
  No decorrer do projeto foram lidos vários livros e as leituras passaram a ser prazerosa e interessante para eles.
   Os alunos desenvolveram histórias em quadrinhos, montagens de textos através de desenhos mudaram personagem de animais por humano foi ideia e opiniões importante.
   Os educando passaram a ler em bom tom e todos participaram mesmo os tímidos se sentiram a vontade e passaram a lerem e dar opiniões sugeriu ideias nos trabalhos elaborados em grupos.
   A leitura de leite feita no painel pelo escriba chamou-lhes muita atenção, eles perceberam como uma boa história contada com tom de voz de acordo os personagens faz a diferença na interpretação oral ou escrita. Eles observaram as imagens no painel e opinaram sobre o mesmo.
   No momento de contar a história da família ouviram-se muitas contadas por eles que seus pais lhe contaram e que foram engraçadas outras apavorantes, mas historia que o povo conta.
   No final os trabalhos feitos pelos alunos, painéis, fotos e trabalhos foi colocados no corredor da escola e visto por todos, pais, alunos funcionários e os demais presentes.
  Foram elaboradas as apostilas com os trabalhos feitos pelos alunos os quais ficaram a disposição do publico e cada aluno levou a sua.
Fora feito sorteio de prêmios para os participantes do projeto e com isso encerrou se o projeto VIAJANDO NA MAGIA DA LEITURA.





FECHAMENTO

No dia 19 de dezembro de 2013, será exposto no painel da escola, para que todos possam ler e observar os trabalhos desenvolvidos, no decorrer do projeto com os alunos participantes do mesmo. E terá premiação para os alunos que participaram e elaboraram os trabalhos durante o projeto.




CONSIDERAÇÕES FINAIS

    A leitura é algo fundamental na formação humana, pois através dela a criança resolve conflitos, faz descobertas, compreende o mundo, adquire novos conhecimentos e se diverte, além de muitos outros fatores que contribuem para o seu desenvolvimento emocional, intelectual e social. Diante disto podemos dizer o quanto é importante formar leitores, pois na sociedade em que vivemos hoje, ler torna-se, cada vez mais, imprescindível para vida social.
   Diante disto, podemos dizer que para formar leitores nas primeiras séries do ensino fundamental, faz-se necessário um trabalho contínuo de incentivo à leitura para que o aluno tenha acesso diariamente ao livro e possa conhecer o mundo do ato de ler, levando-o a encontrar o verdadeiro sentido da leitura e, principalmente, de sua existência.






















REFERÊNCIAS

UM SAPO DENTRO DE UM SACO./Marcos Mairton.-2ª Ed.- Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2011 24p.
CADÊ/ Guto Lima: 2 Edição- São Paulo: Globo Livros, 2009.
O LEÃO E O CAMUNDONGO/- Jerry Pinkney  tradução Monica Stahel)-São Paulo:EditoraWMF2011.
O PERALTA/- Jeferferson Galdino- São Paulo: NoovhaAmerica,2009.
OS TRÊS JACAREZINHOS/- Helen ketteman -2.reimp:-Belo Horizonte: Autentica Editora. 2012
O OVO/-Zigg,Ivan,1959-2ed- Rio de Janeiro: Edigraf Participações,2011.
TEM UM MONSTRO NO MEU JARDIM /-Tokitaka JANAINA, 1986 1ª Edição-Rio de JANEIRO Cata- sonho. 2011.
MAMÃE PORQUE OS DINOSSAUROS NÃO VÃO A ESCOLA?/-Quentin Gréban; São Paulo: Berlindis eVertecchia- 2010,
O OURIÇO/Gustavo Roldán-São Paulo: Edições SM,2011
CLASSIFICADO E NEM TANTO/-Marina Colasanti, Rubens Grilo, Xilo gravuras,- Rio de Janeiro: Galerinha Record,2010
SE UM GATO FOR.../-Marcelo Cipis-2-edição - São Paulo: Gaia, 2011.
O TAMANHO DA GENTE/-Murilo cisalpino: Belo Horizonte: Autentica Editora -2009.
FILÉ/-Claudia Ramos-3ed-São Paulo, 2009- ( coleção dedo mindinho)
O LIVRO COMPRIDO/-Caulos- rio de Janeiro -JPA. 2011.principalmente il. primeira Edição
VAMOS PASSEAR?/-Sue Williams- São Paulo: Brinque-Book, 2008
O MAIS BONITO/-Mary França-Belo horizonte: Dimensão, 2011.24p.il
VIDA DE CÃO/-Andrea Daher ,ZevanParè,- 2ed,- Rio de Janeiro: Casa de palavras,2011
CHAPEUZINHO VERMELHO/-Lynn Roberts ; São Paulo :Zastras 2009.
TREM DA ALAGOAS /-Ascenso Ferreira; São Paulo; Livraria Martins Fontes Editoras, 2009
O OVO/-Milton Célio de Oliveira Filho – São Paulo: Globo, 2010




Nenhum comentário: